Momento de análise é um programa gerado na Rádio Criatividade-Recife-PE, que vai ao ar todas as quintas-feira, as 09:00 hs, conduzido pelo Psicanalista Gilson Tavares.

Um espaço para refletir sobre a vida, sobre o sentido do existir, sobre os males da vida cotidiana e sobre a vida na sociedade contemporânea.

Discutindo e refletindo temas comportamentais e do desenvolvimento humano: dos diversos transtornos... que causam os sofrimentos psíquicos, além das problemáticas inerentes ao existir humano, recebendo como convidados: profissionais das áreas da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise, da neurologia e de outras áreas das ciências humanas.

Você também pode participar, não apenas como ouvinte, mas interagindo com o programa. Através do email momentodeanalise@bol.com.br, você pode
dar sua contribuição, fazendo comentários a respeito de temas em questão, ou sugerindo temas para reflexão.

Espero a sua participação! VÍDEOS SEMANAIS!
Gilson Tavares

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Programa 17.05.2012 - A relação com o eu interior como determinante da qualidade da relação interpessoal


Para que possamos ter um bom relacionamento com o mundo ao nosso redor, primeiro precisamos ter um bom relacionamento com a gente mesmo. E,  o primeiro passo para que isso aconteça é praticar o autoconhecimento. Portanto, devemos iniciar fazendo algumas perguntas:

Como tenho olhado para mim mesmo ?
Como tenho lidado com as minhas angústias interiores ?
Como tenho reagido às situações que a vida coloca no meu caminho ?
Como tenho me relacionado com as pessoas ao meu redor ?
Como tenho lidado com as frustrações e com as dificuldades ?
Quando reservei um tempo para ficar sozinho comigo mesmo ?

Nós somos nosso maior adversário. Por isso mesmo, precisamos nos conhecer melhor, para poder enfrentar os nossos medos, vencer as nossas travas e superar as nossas angústias.

Conhecemos cada vez mais o mundo em que vivemos, mas nos afastamos cada vez mais do mundo que somos. Aprendemos a dominar o mundo exterior, mas não conhecemos o nosso universo interior.

Procurando compreender porque somos como somos, porque sentimos como sentimos, porque agimos como agimos, iremos também compreender o outro e o mundo ao nosso redor.

Somos pessoas imperfeitas e nunca seremos perfeitos. Mas, devemos sempre procurar ser uma pessoa melhor a cada dia.

Devemos sempre considerar que o que faz a diferença não é o que os outros ou a vida nos fazem, mas sim, no que transformamos e como reagimos a isso.

Devemos também sempre colocar no nosso dia-a-dia palavras como: flexibilidade, resiliência, perdão, compreensão, tolerância e todas as palavras que nos colocam no caminho do crescimento pessoal.

Escute esse programa, que foi ao ar no dia 17.05.2012.
Baixe o áudio desse programa, que foi ao ar no dia 17.05.2012.



Mais sobre o tema
Por que treinar a autogestão é tão importante ?






 
Participe do programa enviado email para momentodeanalise@bol.com.br

Conto com sua participação.
Gilson Tavares


0 comentários:

Postar um comentário