Momento de análise é um programa gerado na Rádio Criatividade-Recife-PE, que vai ao ar todas as quintas-feira, as 09:00 hs, conduzido pelo Psicanalista Gilson Tavares.

Um espaço para refletir sobre a vida, sobre o sentido do existir, sobre os males da vida cotidiana e sobre a vida na sociedade contemporânea.

Discutindo e refletindo temas comportamentais e do desenvolvimento humano: dos diversos transtornos... que causam os sofrimentos psíquicos, além das problemáticas inerentes ao existir humano, recebendo como convidados: profissionais das áreas da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise, da neurologia e de outras áreas das ciências humanas.

Você também pode participar, não apenas como ouvinte, mas interagindo com o programa. Através do email momentodeanalise@bol.com.br, você pode
dar sua contribuição, fazendo comentários a respeito de temas em questão, ou sugerindo temas para reflexão.

Espero a sua participação! VÍDEOS SEMANAIS!
Gilson Tavares

terça-feira, 17 de julho de 2012

A importância da família para a construção da pessoa - programa 12.07.12


Família não transmite apenas o DNA, transmite também os padrões familiares. E não apenas a família nuclear, mas também a família extensa: avós, tios, pais e avós dos pais e avós, etc.

Fala-se muito na extinção da família, como modelo de formação da sociedade, mas, a família não deixa de existir. O que muda são alguns valores e novos formatos de famílias são criados.

A família é fundamental para o bem-estar, físico e mental, das pessoas. O que contribui para a formação da personalidade e do caráter das pessoas são: a herança genética; o ambiente da concepção e gestação e a primeira infância. Mas, o ambiente familiar tem um peso grande na construção dessa personalidade, contribuindo para a consolidação de traços hereditários ou promovendo mudanças na forma de atuação das pessoas.

Um ambiente de harmonia, logicamente, contribui para a formação de pessoas saudáveis, fisicamente e mentalmente, enquanto que, um ambiente de desordens e agressões só podem contribuir para a formação de pessoas desajustadas e de difícil convivência, consigo mesmo e com os outros ao seu redor.

O ambiente familiar é um espaço construído por todos os membros da família: onde todos contribuem para a formação desse ambiente. Todos recebem influência uns dos outros, e todos também influenciam uns aos outros. Ao contrário do que podemos pensar, não são apenas os pais que constroem o ambiente familiar, mas os filhos também contribuem para essa formação.

Vivemos numa época onde vemos muitos dos valores construídos sendo destruídos, e novos valores sendo construídos. Talvez, possamos perceber que sempre foi assim, a sociedade sempre esteve provocando mudanças ao longo da sua história, mas, também, sempre devemos analisar e avaliar até que pontos as mudanças podem ser saudáveis para a construção das pessoas.

Conflitos familiar são praticamente inevitáveis, e podem até ser úteis, quando são utilizados para o fortalecimento dos vínculos e para promover mudanças que levem à construção de um melhor ambiente de convivência.

Algumas palavras são importantes no ambiente familiar: respeito, limites, tolerância, solidariedade, e todas que sirvam para a construção de relacionamentos saudáveis.

Por essas razões devemos pensar, que famílias queremos construir ?

Como estamos contribuindo para a formação das famílias que queremos para o amanhã ?

Como eu, como família, estou contribuindo, e o que posso mudar para a construção de um ambiente familiar mais harmonioso e saudável ?


Escute esse programa, que foi ao ar no dia 12.07.2012

 



Baixe o áudio desse programa, que foi ao ar no dia 12.07.2012.



Mais sobre o tema



Participe do programa enviado email para momentodeanalise@bol.com.br

Conto com sua participação.
Gilson Tavares

0 comentários:

Postar um comentário