Momento de análise é um programa gerado na Rádio Criatividade-Recife-PE, que vai ao ar todas as quintas-feira, as 09:00 hs, conduzido pelo Psicanalista Gilson Tavares.

Um espaço para refletir sobre a vida, sobre o sentido do existir, sobre os males da vida cotidiana e sobre a vida na sociedade contemporânea.

Discutindo e refletindo temas comportamentais e do desenvolvimento humano: dos diversos transtornos... que causam os sofrimentos psíquicos, além das problemáticas inerentes ao existir humano, recebendo como convidados: profissionais das áreas da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise, da neurologia e de outras áreas das ciências humanas.

Você também pode participar, não apenas como ouvinte, mas interagindo com o programa. Através do email momentodeanalise@bol.com.br, você pode
dar sua contribuição, fazendo comentários a respeito de temas em questão, ou sugerindo temas para reflexão.

Espero a sua participação! VÍDEOS SEMANAIS!
Gilson Tavares

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

A quem o perdão liberta ? - Momento de análise 02.08.2012

No programa anterior falamos sobre a justiça, o perdão e a obsessão pela vingança, e o quanto essa obsessão pode ser destrutiva na vida daquele que busca esse caminho.
Hoje, vamos falar um pouco sobre o perdão.
Perdoar é libertar. E a quem o perdão liberta ?
Muitas vezes, aquele que nos causou algum mau nem lembra mais do que fez, e nós continuamos alimentando sentimentos de ódio e vingança, tornando-nos pessoas amargas e de mal com a vida. E o pior, as vezes carregamos pela vida afora, mágoas por situações que as pessoas nem sequer perceberam que nos machucaram.
Então, quando perdoamos alguém por algo que nos machucou, a quem realmente estamos libertando ? ao outro, que sequer lembrava mais do ocorrido ? ou a nós mesmos ? que nos libertamos do sentimento de ódio e vingança ?
E o autoperdão ? como estamos lidando com a nossa própria culpa ?
Nada provoca mais sofrimento e angústia do que quando não nos perdoamos por algo que nos sentimos culpados.
Na verdade, o nosso maior acusador somos nós mesmos, quando nos cobramos uma perfeição que não temos, e, dessa forma, não conseguimos manter um bom relacionamento com a  gente mesmo, também refletindo nas relações com as outras pessoas, e, não conseguiremos construir uma vida que seja satisfatória e feliz.
Algumas palavras devem ser lembradas sempre, em relação a nós mesmos e em relação às pessoas do nosso convívio. São elas:
a tolerância;
a flexibilidade;                                                 
o perdão;
a aceitação do outro como um ser imperfeito, aliais, reconhecer que também não somos perfeitos; aprender a enxergar verdadeiramente o Outro, e não apenas o que nos incomoda no outro;
enxergar além das divergências; aprender que, na maioria das vezes, as pessoas erram na tentativa de acertarem;
aprender a Escutar o outro;
aprender que podemos discordar das opiniões sem precisar discordar das pessoas, e que também, podemos aceitar a opinião do outro, sem a necessidade de nos sentirmos diminuídos por isso;
aprender que nem sempre é necessário encontrar um culpado;
aprender que só podemos mudar o outro buscando a nossa mudança primeiro.
Mas, também não estou dizendo que perdoar é o mesmo que esquecer. Seria ingenuidade ou hipocrisia, perdoar e permitir que as pessoas continuassem a nos machucar. Podemos perdoar, libertando-nos da mágoa, mas, podemos perdoar sem permitir que continuem a nos machucar.
Podemos ceder à tentação do caminho mais fácil ... ou aceitar o desafio da superação, mas sempre sabedores de que somos seres sempre em construção, e que o único caminho que temos para desenvolver a inteligência emocional é praticando. Gilson Tavares (psicanalista e Consultor em Desenvolvimento de Pessoas)
A sabedoria superior tolera; a inferior julga; a superior alivia, a inferior culpa; a superior perdoa; a inferior condena. (Augusto Cury)
Escute esse programa, que foi ao ar no dia 26.07.2012

Parte1  

Parte 2  



Baixe o áudio desse programa, que foi ao ar no dia 12.07.2012.
Parte 1



 Parte 2




Mais sobre o tema



Participe do programa enviado email para momentodeanalise@bol.com.br

Conto com sua participação.
Gilson Tavares

0 comentários:

Postar um comentário