Momento de análise é um programa gerado na Rádio Criatividade-Recife-PE, que vai ao ar todas as quintas-feira, as 09:00 hs, conduzido pelo Psicanalista Gilson Tavares.

Um espaço para refletir sobre a vida, sobre o sentido do existir, sobre os males da vida cotidiana e sobre a vida na sociedade contemporânea.

Discutindo e refletindo temas comportamentais e do desenvolvimento humano: dos diversos transtornos... que causam os sofrimentos psíquicos, além das problemáticas inerentes ao existir humano, recebendo como convidados: profissionais das áreas da psicologia, da psiquiatria, da psicanálise, da neurologia e de outras áreas das ciências humanas.

Você também pode participar, não apenas como ouvinte, mas interagindo com o programa. Através do email momentodeanalise@bol.com.br, você pode
dar sua contribuição, fazendo comentários a respeito de temas em questão, ou sugerindo temas para reflexão.

Espero a sua participação! VÍDEOS SEMANAIS!
Gilson Tavares

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Programa 07.06.2012 - Lidando com a ansiedade


A ansiedade é um processo natural e saudável, desenvolvido ao longo da evolução da espécie, e que tem como função preparar o indivíduo para enfrentar uma situação nova, desconhecida ou ameaçadora.

O problema com a ansiedade acontece quando o organismo passa a dar uma reposta inadequada, exagerada e excessiva, desproporcional à situação enfrentada.

A ansiedade, que é um sinal de alerta para a preparação do organismo, visando a sua preservação, passa a ser um problema, quando gera sentimento de aflição, pressa desnecessária, agitação e impaciência. É um sentimento de quem vive no futuro.

Uma das causas da ansiedade é a dificuldade em lidar com expectativas, dificultado na realização de tarefas, com dificuldade para relaxar e dificuldade de concentração.
 
Os principais sintomas dos distúrbios da ansiedade são: falta de ar; taquicardia; tremor; suor excessivo; frio no estômago; aperto no peito. Podendo também causar irritabilidade, tensão muscular e perturbação no sono.

Os distúrbios da ansiedade podem levar ao comprometimento nas relações sociais, familiares e ocupacionais. Chegando também a provocar doenças psicossomáticas, síndrome do pânico, fobias e TOC.

O enfrentamento dos distúrbios da ansiedade se dar na utilização de ansiolíticos e calmantes. Havendo também a necessidade de psicoterapia, para o aprendizado de formas de enfrentar as causas da ansiedade.

Escute esse programa, que foi ao ar no dia 07.06.2012.




Baixe o áudio desse programa, que foi ao ar no dia 07.06.2012.



Mais sobre o tema
Ansiedade e suas complicações



Participe do programa enviado email para momentodeanalise@bol.com.br

Conto com sua participação.
Gilson Tavares